sexta-feira, 23 de março de 2018

Wenceslau Guimarães no Fórum Estadual de Gestores Públicos de Esporte e Lazer


Encerrou na tarde da última quarta-feira (21), o Fórum Baiano de Gestores Públicos de Esporte e Lazer, que aconteceu no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas. Representantes de 135 municípios do estado participaram do encontro que teve início na terça, 20. O evento foi uma iniciativa da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Conselho de Esporte e Lazer do Estado da Bahia e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

A ideia foi debater com os municípios e escutar as demandas na área do esporte, para o fortalecimento do controle social nas políticas de esporte e lazer e da ampliação de investimentos nos esportes de participação popular. Também foram abordados assuntos ligados às legislações que tratam das Políticas Públicas de Esporte e Lazer, nas esferas Federal, Estadual e Municipal, buscando compreender processos de articulação entre elas.

A jornalista e ex-secretária de esportes do Rio de Janeiro Márcia Lins, uma das palestrantes, disse estar satisfeita com o debate. “Eu tenho certeza que a partir de agora avançaremos para que o esporte seja pensando sempre em primeiro lugar, como educação e saúde”, disse.



Entre muitos representantes municipais, Mauricio da Silva, secretário de Espore e Lazer do município de Pintadas, Centro Norte da Bahia, falou da importância de participar do Fórum e de interagir com secretários de outros municípios. “Participar deste evento e poder debater políticas publicas e gestão de esporte e lazer com o mesmo direito de voz ativa foi muito importante. Percebi que muito das nossas necessidades são parecidas com as dos outros municípios, mas que é possível mudar, criar e realizar”, comentou.


Outro representante que participou ativamente da discussão sobre captação de recursos e elaboração de projetos foi Alexsandro Leal Santos, Secretário de Assistência à Juventude, Desporto e Lazer da cidade de Wenceslau Guimarães, situada no Baixo Sul Baiano, que falou principalmente das dificuldades encontradas por municípios de pequeno porte a exemplo de sua cidade que é carente de políticas públicas voltadas ao esporte e lazer, principalmente pela falta de praças públicas esportivas. "Pra Wenceslau Guimarães que só está conseguindo agora construir seu estádio de futebol, por exemplo e não possui sequer uma quadra poliesportiva de qualidade, a maior dificuldade se encontra na falta de recursos e de apoio principalmente do Governo do Estado. Uma das principais saídas colocadas aqui por nós nas discussões deste Fórum, seria a criação dos Conselhos e dos Fundos Municipais direcionados ao Esporte e Lazer", afirmou.

No último dia de atividades, a programação contou com mesa redonda reunindo estudiosos e gestores para troca de conhecimentos e experiências sobre a gestão participativa de políticas públicas do segmento esportivo. Ao final, participantes do fórum se reuniram em grupos temáticos para discutir Gestão e Controle Social; Ordenamento Legal; Programas e Projetos; Inclusão Social, Cotidiano e Educação; e Financiamento.


Tony, vice-presidente da Federação Bahiana de Muai Thai
e membro da Federação Bahiana de Judô,
com Alex proposta de novas parcerias para Wenceslau Guimarães


Alex e Márcia Lins, jornalista e ex-secretária de esportes e turismo do Rio de Janeiro
Informações: ASCOM Sudesb e PRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário