quinta-feira, 14 de abril de 2022

"Carniceiro da Síria" pode decidir guerra na Ucrânia?



Novo comandante das forças invasoras russas, general Alexander Dvornikov, ganhou notoriedade por executar bombardeios indiscriminados contra civis no país árabe.

O apelido do novo líder da invasão russa da Ucrânia, general Alexander Dvornikov, é "Carniceiro da Síria". No entanto, analistas militares argumentam que ele seria fundamentalmente diferente de outros comandantes russos no país árabe.

O oficial de 60 anos foi o primeiro comandante russo de alta patente deslocado para a Síria, depois que a Rússia passou a apoiar o ditador Bashar al-Assad. Ele atuou durante dez meses, de setembro de 2015 a julho de 2016. A essa altura, a revolução contra décadas de autoritarismo da família Assad havia desembocado numa brutal guerra civil.

O impiedoso bombardeio de áreas civis por jatos russos, sobretudo o da cidade de Aleppo, é considerado uma guinada decisiva em favor do líder sírio. Foram alvo mesquitas, mercados, escolas, hospitais e até fazendas e filas de alimentos. Os rebeldes adversários, que até então haviam obtido algum êxito contra o exército nacional, tinham pouquíssimos mísseis antiaéreos e nenhuma possibilidade de revidar.

Na Rússia, a campanha da Síria foi considerada uma vitória, valendo a Dvornikov não só um apelido pejorativo, mas também uma das mais altas honrarias do país: em 2016 foi designado "Herói da Federação Russa".? (MSN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário